sábado, 2 de agosto de 2008

Causa Mortis

Mais do que as várias manifestações do câncer, os problemas cardíacos e a aids, se o arrependimento matasse, esta seria a maior causa de mortes naturais em todo mundo. Mal súbito, o arrependimento se instala no coração, corrói as vísceras, atinge a alma. Seu castigo é pior do que a morte, já que condena a vítima a carregá-lo enquanto durar os seus efeitos, que podem ser eternos.

Ruína da humanidade, a culpa seria a glória dos analistas, cientistas, médicos, e da indústria farmacêutica. Os noticiários anunciariam diariamente óbitos de arrependidos ilustres e as famílias chorariam suas perdas sem dar entrevistas ou declarações, pois quem pode informar o arrependimento alheio? “Saiba como se livrar do arrependimento”, “Não se arrependa e prolongue a vida”, “Mulher mais velha do mundo declara: ‘Fiz e nunca me arrependi’”; seriam as manchetes das publicações mais respeitadas.

No início deste ano, eu cismei de encomendar um móvel à véspera do meu aniversário. Procurei o marceneiro da família, seu Dimas, marquei e fui buscá-lo em Olinda. Tínhamos uma tarde para medir, desenhar, comprar a madeira e executar a idéia. Contudo, depois de visitar várias madeireiras, calcular e recalcular o orçamento, entendi que não daria tempo. Foi um dia atribulado, estressante e, sobretudo, frustrante. Deixei seu Dimas na parada de ônibus e segui, apressada, para encomendar o bolo.

Dias depois, passado o aniversário, lembrei que não dei o dinheiro da passagem para o solícito marceneiro, que perdeu seu tempo e ainda custeou a volta pra casa. Devolvi as ferramentas e pedi desculpas, mas, porque não tinha na hora ou porque nem pensei nisso, não ressarci seu bolso vazio.

Alguns meses se passaram, eu soube que aquele nosso encontro tinha sido o último: ele chegou a falecer. Desde então, a culpa instalou-se em mim e não há um dia sequer em que eu amanheça e me deite sem remoer a lembrança.

Não é meu arrependimento mais recente, mas o mais publicável. E se arrependimento matasse, nesta manhã seu Dimas me receberia no céu, onde, com dois reais em punho, eu me desculparia pessoalmente.

8 comentários:

Anônimo disse...

QUERIDA SOBRINHA: ATÉ QUE ENFIM VOCÊ RESOLVEU ESCREVER. ESTOU MUITO FELIZ COM ESTÁ ATITUDE, POIS SEMPRE ACHEI VOCÊ MUITO INTELIGENTE, ENGRAÇADA E MUITO CRIATIVA, ALÉM, É CLARO, DESER MUITO LINDA. MAS, NÃO ESTOU TOTALMENTE SATISFEITA, TENDO EM VISTA ACREDITAR QUE SERIA MUITO INTERESSANTE PARA SOCIEDADE CULTURAL UM LIVRO SEU, OU SEJA, AQUELE QUE SEMPRE LHE FALEI PARA ESCREVER COM AS SITUAÇÕES ENGRAÇADAS ENVOLVENDO VOCÊ E A SUA AVÓ. DE QUALQUER FORMA, NESSE ESPAÇO, VOCÊ NÓS DÁ A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTARMOS UM POUCO DA SUA CRIATIVIDADE. QUANTO AO SEU DIMAS, TENHO CERTEZA QUE DEUS JÁ TE PERDOOU, POIS ELE CONHECE O SEU CORAÇÃO E PARA ELE LIBERAR PERDÃO, A RECEITA PRINCIPAL É O ARREPENDIMENTO.TE AMO E TE ADMIRO! DA SUA TIA MAIS NOVA (TIA NINE).

Anônimo disse...

Ahhhhhh Lu, que triste!!!!

Tenho que concordar que o arrependimento é horrível e faz um mal...

Anônimo disse...

Minha Querida Lu,
Você é muito mais do que eu sonhei, quando desejei ter filhos. Sem você e a sua irmãzinha minha vida não seria plena. Estou muito feliz e orgulhosa de ver o quanto você já amadureceu. Não me surpreende a sua sagacidade,clareza e facilidade em expressar os seus pensamentos, pois este dom você já revelou desde a segunda série. Lembro-me muito bem da tia Eliane me esperando na porta da salinha do colégio, para me mostrar o que você havia escrito, dizendo: "que coisa incrível Luanda escreveu, só acredito que foi uma criança de oito anos porque eu a vi fazendo a dissertação de próprio punho". O que me surpreende e muito alegra o meu coração,é constatar a sua coragem e iniciativa em se expor e publicar os seu pensamentos. Seus textos são inteligentes, claros e deliciosos, como você. Adorei o texto de abertura. Nunca pensei que me divertiria tanto com a leitura sobre frustração, culpa, arrependimento e até morte.As imagens sugeridas com as manchetes dos jornais são engraçadíssimas, lembram-me a peça de Aurélia Chaplin, pois, para mim, você viu tudo às avessas. O arrependimento faz com que o mundo conserte seus erros. Compreendo que é exagero pensar em seu Dimas diariamente, îsso foi apenas uma ilustração. Quanto aos arrependimentos não publicáveis, entendo também que não se trata de nada tão grave. Parabéns! Vou te ver na Globo!rsrsrrsrsr e na Folha de São Paulo!
Beijos, Mainha.

Érica disse...

Nossa. Tem nada pior que arrependimento. Eu é que sei.
Que legal tu de blog Lu, adorei.
Agora somos amigas virtuais. hehe...
Beijo vizinha.
:)

Anônimo disse...

Lu, agora já sei a quem puxaste!!
A tua mãe escreve "belissimamente".
Beijos

Inspector Clouseau disse...

Recognized the Portuguese. Spent many a day in Rio de Janeiro. Nice work. I came across your blog while blog surfing using the “next blog” button on the Nav Bar of blogger.com. I am continually fascinated by the types of blogs that exist on the Internet, and the various, creative ways in which people all over the globe express themselves. Thanks for sharing.

My blog is dedicated simply to making people think differently about societal issues. As I often tell people, instead of encouraging people to believe that there are 2 or 3 ways to look at something, I want them to realize that there are at least 27. Hopefully such an approach will result in more creative, innovative solutions to societal ills. Have a visit should you like, and subscribe for updates should you like the substance:
http://www.theviewfromoutsidemytinywindow.blogspot.com

Unknown disse...

Realmente o arrependimento corrói as vísceras. Ainda bem que o perdão existe para expiar as nossas culpas e quando o outro não pode (como no caso de seu Dimas) ou não é capaz de nos perdoar, Deus o faz.
A cada leitura mais me encanto.
Beijos, Raíssa

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom