quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quem quer, faz

Quem quer algo, faz. Sem alarde nem anúncio, com discrição. Quem almeja, executa o seu intento com cuidado e, passo a passo, trama a rede de sua própria história. Assim, quem deseja emagrecer não diz quanto pretende perder, apenas recusa delicadamente a sobremesa da refeição; recusa a si mesmo, estando sozinho. Quem pretende romper com outrem, não envia e-mail, nem ligação, não manda recado de despedida: condena ao ostracismo sem que a vítima sequer conheça com clareza o motivo.

Já vi muitas, muitas promessas que nunca saíram do campo da ameaça. Outras nem vi, como a história que minha avó ainda conta. Ela diz que meu avô ameaçou ir embora de casa incontáveis vezes e nunca deu partida. Uma vez, minha temerosa avó foi se aconselhar com um professor seu da faculdade (muitas décadas depois ele também foi meu professor e, recentemente, faleceu devido ao acúmulo de suas próprias maldades, mas isto não vem ao caso) que, enfático, sentenciou: “Cão que ladra não morde”. Minha avó entendeu, capitulou e nunca mais temeu a ira de um possível desertor.

Eu não nasci há dez mil anos atrás, mas nesses vinte e dois fui testemunha involuntária de vários alcoólicos que prometeram a mim (e a si) que nunca mais beberiam; de pessoas que disseram que enfim estudariam; de outros que juraram não mais se abandonar à própria sorte, esquecendo-se de Jesus. E então sucubiram ao copo, fugiram do livro, não fizeram suas orações.

Contudo, vi pessoas terminarem relacionamentos fracassados repentinamente. Vi Kaluka suar a camisa diariamente e emagrecer vinte quilos. Vi Vicente apagar todas as fotos do Orkut que registravam um tipo de homem que ele, com firmeza, decidiu não ser mais.

Quando eu prometi a minha amiga Alessandra que atenderia a sugestão dela e criaria este espaço, quase não o fiz. Precisei de um tempo para processar a idéia e as idéias, e me convencer de que não será de todo inútil. Porque, acredite, eu acho que publicar um texto autoral é mais exposição do que ter uma página no Orkut.

“Quando a Deus fizer algum voto, não tarde em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votar, cumpra-o. Melhor é que não prometa do que prometa e não cumpra.” Eclesiastes, cap. 5, vers 4 e 5

15 comentários:

Anônimo disse...

Lhuuu, que emoção!!!

Falei tudo pra ti sobre o teu post no MSN... mas quero acrescentar que teu blog vai fazer parte da minha leitura diária, tamanho foi o prazer em lê-lo. Adorei o que tu escreveste e concordo plenamente!!

Ah... obrigada pela menção rsrs.
Beijos

Anônimo disse...

Minha nossa...
Juro, entrei aki so p dar uma espiada de leve, so p ver o q estavas tramando, hehehe

Mas no fil, foi a melhor coisa q fiz no dia!
Que texto MARAVILHOSO Lulu!!!!!!!!!!!

Adorei tema e particulamente, vc escreve MTO bem!

Ja virei espectadora de carteirinha!
hhehehehe

Beijos amiga, saudades!

Anônimo disse...

Lu, parabéns!

Seu blog tem tudo para bombar! rsrs
Você escreve muito bem! Adorei!
Meu coração se enche de orgulho por eu ter uma enteada tão inteligente e talentosa.
Assim como Carolzita, já virei espectadora! rsrs

Beijo!

Nana.

Anônimo disse...

La, Le, Li, Lo, LUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
VC É SHOW DE BOLA!!!!!
SENTI ORGULHO DE TER UMA SOBRINHA, AMIGA,PRIMA,CONFIDENTE... TÃO INTELIGENTE.
ADOREI SEU BLOG E TUDO QUE ESCREVEU FOI MUITO BOM.
VOU SEMPRE DAR UMA OLHADINHA.
BJS AMORE,
AMO VC.
BJS
TIA NANDA

Anônimo disse...

Ui ui ui ui tá bombando!!! rsrssr

Revoredo disse...

luanda, aff que texto lindo, caramba vc é um gênio, uma autarquia, uma autoridade, minha qerida amiga do peito.
bjsss, abraços e apertossd D MÃO.

Anônimo disse...

Que Lindo!!! Maravilha!!!
Parabéns, Luanda, você está se revelando como escritora!!!
Se nós nos ocupássemos com as coisas certas, jamais teríamos tempo para nos agredir com as erradas.
Abraços,
Pastor Miguel Cox

Abraão Jr. disse...

Vou adicionar aos meus favoritos...
E vai ser mais um estímulo pra colocar o meu pra funcionar de uma vez por todas. Quem quer, faz!
Xêro

Unknown disse...

Linda, talentosa, escritora, coerente com suas opiniões e atitudes, essa minha irmã so me enche de orgulho. Parabéns pela coragem de expressar suas idéias publicamente. Agora, outras pessoas vão ter o privilégio que eu tenho de compartilhar da sua alma "de verdade".
Seu texto foi aprovadíssimo e deixou um gostinho de QUERO MAIS!
TE AMO, irmã.
Raíssa

Bebeto disse...

Ei moça... Sempre amei você, além de por muitos outros motivos, pela sua sagacidade. Infelizmente não posso dizer que me impressionei com o que li, porque simplesmente não esperava nada menor vindo de você. Você é especial demais!!!! Pessoas especiais, fazem coisas especiais, e mudam o mundo, fazendo desse um lugar especial como elas.
Beijooooooooooossssss
Bebeto

Anônimo disse...

Pooooooooorra, encheu-me de orgulho! Para compensar as vezes que me matou de vergonha. Na verdade, pra compensar tem que escrever uns 71 desses, mas deixemos isso para lá. Tu soi rocheda mesmo! Quem tu foi, quem tu soi!
No próximo, me manda uma sinopse.

Tou brincando. Gostei pra se arrombar!

Anônimo disse...

Querida Lu ,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa em criar o Blog e pela tessitura narrativa empregada na construção do texto; digna de quem exercita a escrita com esmero, engenho e arte.
Por sua vez, permita-me tecer o seguinte comentário. Fundamentalmente, o seu texto aborda duas questões ou perspectivas difíceis de serem conciliadas; na teoria e na prática: a vontade de poder (vide o pensamento de Nietzsche) e o poder da vontade (vide a citação de Eclesiastes).
É no entremeio das referidas questões que o ser de cada um de nós serpenteia por entre as trilhas da vida - observando-as, experimentado-as e sentindo-as na própria carne e no espírito o que a vontade de poder e o poder da vontade têm a nos dizer ou a ensinar. Na perspectiva de Eclesiastes, a trilha a ser seguida é da servidão voluntária. Na de Nietzsche, a emergência do super-homem. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra: a virtude está no meio, como já diziam os gregos.
Beijos, do seu pai.

Unknown disse...

Minha irmã de coração!
Você é uma revelação a cada instante! É dedicada, inteligente... vc me enche de ORGULHO!!!
T'AMOOO!!!

Anônimo disse...

Linda, inteligente, criativa
Uma bela sobrinha
Amiga, companheira e observadora
Nunca infiel
Diariamente responsável e ética
Amor é a palavra que define você.

Fiquei emocionada ao acessar esta página, penso que o sentimento foi mais pelo fato de ser tia, não por surpresa,porque desde bebê você escritora e futura jornalista e/ou advogada, Promotora, Juíza , já mostrava sua genialidade.
Beijos de sua leitora, admiradora e tia,
Alda.

Anônimo disse...

Acho que cabe uma foto sua encabeçando os textos... Para iluminar...
Beijos
Bebeto