domingo, 2 de novembro de 2008


Eu sofro de idéia fixa. Um pensamento, para mim, sempre vem com superbond. É intenso e requer exclusividade. Tal qual o protagonista de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, que possuído pela idéia de um emplasto, não comeu, não bebeu, não dormiu, tomou um vento e morreu, coitado. Arrependimento não mata, mas uma idéia pode ser fatal. Quando uma idéia fixa me acomete, a minha atenção volta-se pra ela e todo resto fica suspenso, flutuando.

Por ter uma sensação permanente de que as coisas flutuam desordenadas ao meu redor e nunca dá para acompanhar tudo direito, pois eu só me concentro em uma coisa de cada vez, a solução que encontrei para tornar tangível e concreto o fLuTuAnTe foi elaborar listas. Listas de todos os tipos, de todos os tamanhos, sobre todos os assuntos.

A lista mais recompensadora que fiz até hoje foi o roll dos meus vestidos. Deu uma alegria enorme fazê-la, porque realizar o sonho de catalogá-los provocou a sensação de que todos estão sob o meu domínio e não flutuando no meu cérebro. E lá, coladinha no guarda-roupa, repousa a lista dos meus 38 vestidos (até o recém comprado para ser usado no próximo aniversário já foi acrescentado), ordenados por cor, modelo e referência ao dia em que comprei.

Tenho a lista dos livros que meu pai recomendou e a minha, do que gostaria de ler até o fim do ano. Coleciono uma que Artur fez há mais de um ano para o diretório acadêmico, sugerindo leituras para as férias, eu trouxe pra casa porque não podia ficar sem essa! Fiz uma lista das amigas que vão comigo para o próximo Cursilho; das músicas que ninguém deveria cantar; uma com as pedências do mês passado; um ranking de 11 pretendentes namoráveis (era pra ser 10 mas um amigo pediu pra entrar); e até a lista dos futuros convidados para a minha formatura, daqui a um ano e dois meses.

O filme que eu mais gostava quando era adolescente: 10 Coisas que eu Odeio em Você. Meu preferido de Spilberg: A Lista de Schindler!

E o que seria este post senão a lista das minhas listas?

12 comentários:

Érica disse...

Ai Lu, tu faz isso mesmo??
uauhauhauhauhhua
Eu não conseguiria ser tão exata. Já nem ligo mais se as coisas fugirem do meu controle.
E esse show de Lenine, to por fora. Quero ir total. Me diz onde é?

Beijos!

Anônimo disse...

Lhu, to com medo!!!! Que loucura é essa? KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Morri de rir.

Já vi um monte dessas tuas listas, mas não tinha me dado conta que era uma idéia fixa.

Já te vi usando vários desses vestidos... A própósito, o vestido rosa hippie de praia não tem local. Que falha grave, Luanda.

No mais, que bom que voltaste a Aurorar.

Beijos

Revoredo disse...

lu vc ta bem?? Ou sera q tas vendendo vestidos, podemos chamar de bazar rsrsr...bjss amiga.

Luanda Moura disse...

Alê, que conhece meu quarto, como se explica uma pessoa que tem lista pra tudo ser tão desorganizada??? :0

Eu fiz uma lista dos amigos que mais participam do meu blog e vocês estão nos primeiros lugares.

hehehehe brincadeira!

Anônimo disse...

Lhu, tu não és desorganizada. O teu quarto é sempre arrumado, exceto quando abrimos uma certa porta heheh

Toda vez que leio o teu blog, aviso a Rômulo pra que ele comente. No meu, ele é bloqueado (Verdade)!!

Vamos para o show de Lenine (Verdade). O ingresso já tá vendendo?

E sobre a lista de pessoas apaixonadas... estou aposentada para o amor, não sei mais o que é isso (Verdade????) rsrs

Beijos

al brian disse...

1 -eu tô em que lista??
2 -escrevi um lindo poema, vê lá!!
hehee
xêro

No meu mundo. disse...

Luh, kkkkkkkkkkkkk!!!
Adorei essas tuas listinhas, me diverti muito lendo isso.
Acho que vou criar esses hábito já que não sou tão organizada assim, quem sabe não me ajuda.
Bjos.

Unknown disse...

Você sem listas não é você.

Lembro das primeiras litas: a dos alunos da nossa escolinha imaginária; a dos convidados do primeiro aniversário que você sabia escrever; a dos presentes de Natal, endereçada ao Papai Noel, etc.

Anônimo disse...

Querida Lu,

Da mesma forma que você, padeço também de idéia fixa. Na atualidade, algo anda me atormetando o juízo de forma obsessiva.

Quer saber do que se trata?

Trata-se de uma coisa simples e besta e que você tirará de letra (ao mesmo tempo em que me removerá do problema que me aflige).

Por favor, elabore uma lista completa dos livros que você levou emprestado (incluindo o último, o de Manuel Bandeira).

Ao fazê-lo, envie-me a lista por e-mail. Assim você dará curso a sua neurose; e eu a minha.

No que tange a você, por ter mais uma lista a elaborar. No que me concerne, por me livrar da angústia de não saber quantos e quais livros emprestei.

O que não significa dizer que haja prazo estipulado para devolução. Portanto, leia-os com prazer e vagar (ao sabor das circunstâncias e das idéias fixas que embalam a sua vida).

Do seu pai

Anônimo disse...

Ah!, parabéns pelo texto!

Artur Malheiros disse...

1. Tô na lista de pretendentes?

2. Você vai ter que comprar um vestido pra nossa Formatura.

3. Já pensou em fazer uma lista das suas listas?

Luanda Moura disse...

Um comentário em forma de lista: adorei! =)