segunda-feira, 29 de setembro de 2008


EVOCAÇÃO DO RECIFE

Recife

Não a Veneza americana
Não a Maurisstad dos armadores das Índias Ocidentais

Não o Recife dos Mascates

Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois -

Recife das revoluções libertárias-

Mas o Recife sem história nem literatura

Recife sem mais nada

Recife da minha infância (...)

MINHA TERRA

Saí menino de minha terra.

Passei trinta anos longe dela.

De vez em quando me diziam:

Sua terra está completamente mudada.

Tem avenidas, arranha-céus...

É hoje uma bonita cidade!


Meu coração ficava pequenino.


Revi afinal meu Recife.

Está de fato completamente mudado.

Tem avenidas, arranha-céus...

É hoje uma bonita cidade.


Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!


MANUEL BANDEIRA


5 comentários:

Anônimo disse...

Querida vizinha,
És uma excelente escritora.
Se Bandeira, nosso amado poeta, lesse seus textos, com ceretza concordaria comigo.
Beijos,
Jamile Cherém.

Anônimo disse...

O Recife é assim
Visto da terra é água
Mas visto da água é o que você imaginar.
Imagine o que quiser!!!!

Que cidade mais linda esta que tu moras Lhu

Érica disse...

Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!
Que leve mesmo. Pois o bonita da nossa querida cidade, não me chega mais aos olhos. Somente a catinga dos canais e o medo dos assaltos. Queria ter vivido enquanto a cidade era feia mesmo.
:/
Beijos Lu.
Bora comer salada!
:))

No meu mundo. disse...

Recife talvez seja a mais bela cidade do Brasil!
Pena que tanta pobreza e violência ofusquem na maioria das vezes seu brilho.

Anônimo disse...

Luanda!

Não sabia que você lia Carlos Pena Filho! O esposo de minha mãe, Antonio Madureira, tem um disco intitulado "Opereta do Recife", onde ele musicou os poemas. Se quiser, te empresto.

beijo